Sliding Pilates

Sliding Pilates

A professora do curso de pós  em Métodos Pilates da Universidade Gama Filho, Andréia Monteiro criou um novo acessório para as aulas de Pilates. Este acessório está sendo muito bem aceito no mercado de Fitness e Pilates. Andréia também faz parte da 1º geração Fltetcher Pilates e ministra aulas na pós-graduação desde 2011.

Blog Studio Pilates: Conte para nós como surgiu Sliding Pilates?

Prof.ª Andréia Monteiro: Este acessório foi desenvolvido a partir do slide, um acessório muito usado entre os anos 94/97 nas aulas de condicionamento físico. Mais ou menos dez anos depois comecei a pensar no Slide como mais uma ferramenta para a prática do Método Pilates.

Com o intuito de aprimorar os ensinamentos do Método iniciei, meus estudos sobre o Slide, e como poderia usá-lo nas aulas de Pilates de forma segura e efetiva. Então comecei a praticar os exercícios em cima desta superfície deslizante e verifiquei que com ela poderia trabalhar todos os princípios e fundamentos que regem o método.

Além de dar muita resistência muscular, de trabalhar força, flexibilidade, equilíbrio, podemos também estimular as contrações de fibras rápidas mudando o ritmo de execução dos movimentos. É importante que todos os movimentos sejam executados com uma respiração profunda, pois através desta temos o aumento da concentração, a melhora da postura e maior capacidade de contração muscular.

Blog Studio Pilates: Como são as aulas?

Prof.ª Andréia Monteiro: A aula de Sliding Pilates é desafiante, forte, porém, fluida e isso a torna muito dinâmica, motivante e agradável. Além de queimar muitas calorias e de propiciar resultados maravilhosos para o praticante.

Blog Studio Pilates: Quem pode fazer as aulas?

Prof.ª Andréia Monteiro: Este trabalho é muito interessante para todos os públicos. Existem restrições, assim como todo programa de exercícios e estas devem ser respeitadas, o que não significa que isto seja um impedimento, mas,  é muito importante que o profissional da área de movimento tenha consciência da condição física de seu aluno, para que os exercícios no Sliding sejam adequados para a necessidade de cada um.

O tempo todo devemos lembrar que o conhecimento técnico e o bom senso ditam a qualidade do trabalho.

O Sliding é muito prático e de custo relativamente baixo, o que viabiliza muito a aquisição dele por Professores de Educação Física e Fisioterapeutas que fazem atendimentos domiciliares e por Academias ou Studios para aulas em grupo.

Características do Sliding:

Superfície deslizante de Policarbonato com EVA e Madeira.

Veja as fotos do exercício Sliding Pilates:


Similar Posts:

Leave a Reply

November 2017
M T W T F S S
« Mar    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930