Pilates com Bola Suíça

Pilates com Bola Suíça

 

Por: Prof.ª Maria Militão

Dentro das várias opções de acessórios utilizados no Pilates, a Bola é o mais popular. Além de ser um acessório lúdico, torna a aula mais divertida e prazerosa e também muito eficiente, aumentando os benefícios do método.

Foi denominada Bola Suíça por terapeutas da América do Norte que a viram ser usada em 1960 na Suíça. Inicialmente eram utilizadas na Europa, no tratamento de problemas ortopédicos e para encorajar o desenvolvimento neurológico pediátrico.

Desde esta época a Bola Suíça tornou-se uma verdadeira febre e se espalhando por diversos países para melhorar níveis de flexibilidade, força, equilíbrio e problemas posturais. A bola entra no Pilates para complementar o método.

No Pilates com Bola Suíça temos como principal objetivo alinhar o corpo, isolar e treinar profundamente os músculos posturais e fortalecer o corpo como um todo.Esse acessório permite um amplo repertório de exercícios sem interferir na sua eficácia.

Além de fortalecer o corpo a bola aumenta o equilíbrio e a propriocepção, também ajuda a melhorar a concentração e recuperar habilidades motoras.

Mas antes de utilizar a bola devem-se tomar alguns cuidados como:

- Observar se no local escolhido para a prática se não existe qualquer objeto que possa colocar em risco o bom funcionamento da bola (furar);

- Afastar móveis e objetos que possam causar lesões em caso de desequilíbrio;

- Verificar o tamanho adequado da bola para a sua estatura.

 

Exercite-se na Bola devagar e controladamente. Aproveite os benefícios que você poderá alcançar!

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