Dia da Mulher: Clara e Joseph

Dia da Mulher: Clara e Joseph

 

 Por: Prof. Ticiane Cruz

Durante a vida de Joseph Pilates, apenas um pequeno grupo de praticantes o levaram a sério. Dizia-se que Joseph ficava frustrado com as atitudes do povo americano perante os cuidados com o corpo, saúde e bem estar. Joseph encontrou muitas dificuldades e frustração durante o seu trabalho, mas nunca perdeu seu entusiasmo pela vida, pelos exercícios e pela sua filosofia de saúde.

Ele era um visionário, um homem a frente de seu tempo – estas foram suas credencias durante sua vida.

Todos nós conhecemos os inúmeros benefícios da prática do Método, Joseph deixou um tesouro precioso, um presente para milhões de pessoas. E devemos reconhecer que não se pode falar em Joseph sem Clara, ou “Joe and Clara”.

 

Joseph criou, mas foi Clara quem explicou o Método.

Após sua morte, Clara continuou os ensinamentos de Joe e só parou em 1970. Em 1976 Clara deixou este mundo. A dedicação de Clara foi imensa, sua perseverança em continuar difundindo o Método se reflete nos dias de hoje. Clara é a grande mulher por trás de um grande homem.

Como seria possível conquistar milhões de adeptos em todo mundo se não fosse a dedicação de Clara?

O Método Pilates não alcançaria o sucesso mundial que é hoje se não fossem as mulheres.

Joseph iniciou seu trabalho com boxeadores profissionais, mas foi com as bailarinas que o Método ganhou notoriedade e alcançou sucesso. A “Contrologia” passou a ser um treinamento quase que intrínseco aos bailarinos.

Além de Clara, outras mulheres tem um importante papel para o Método, a “elder” Romana Kryzanowska, uma de suas primeiras discípulas, e também Lolita San Miguel que ainda está na ativa difundindo o Método mundo a fora.

No Brasil podemos citar Inélia Garcia que com perseverança defende a prática do Método de maneira clássica e também Alice Becker uma das primeiras a trazer o Pilates de maneira contemporânea.

Como podemos perceber o papel das mulheres no Pilates não é de coadjuvante, mas sim de autoras principais de uma bela história.

Quem observa o Método de fora tem a impressão de que são realizados movimentos leves, suaves e delicados como em uma aula de ballet, mas somente quem se dedica a conhecer percebe que para manter a delicadeza e suavidade é preciso muita força e concentração, e assim é também uma mulher: aparentemente frágil e delicada, mas por dentro sempre forte.

 

Parabéns Joseph pela incrível criação, parabéns Clara pela perseverança, parabéns a todas as mulheres que praticam ou não Pilates!

 

Similar Posts:

Leave a Reply

October 2017
M T W T F S S
« Mar    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031