Cuidado com seu ombro durante as aulas de Pilates

Cuidado com seu ombro durante as aulas de Pilates

Por Professora Ft. Msd. Milena Dutra

O ombro é uma articulação bastante complexa e a mais móvel de todo o corpo humano, entretanto, é considerada pouco estável por sua anatomia articular, especialmente na articulação glenoumeral. Esta grande mobilidade e menor instabilidade podem ser atribuídas à frouxidão capsular associada à forma arredondada e grande da cabeça umeral e rasa superfície da fossa glenoide, sendo necessário harmonia sincrônica e constante entre todas as estruturas estáticas e dinâmicas que mantêm sua biomecânica normal (METZKER, 2010).

São estas estruturas, as dinâmicas, quem potencializam a estabilidade do ombro, os músculos que envolvem esta articulação são quem gerenciam este fato.

O déficit de força muscular e tendinite do manguito rotador, por exemplo, são uma das causas que provocam a síndrome dolorosa do ombro. Esta patologia geralmente acompanha microtraumatismos ósseos e degenerações tendinosas, a Síndrome do Impacto apresenta diminuição do espaço subacromial bursite, e tendinite do supra espinhal músculo que age como rotador esterno do ombro , pouco fortalecido e muito atritado nas elevações frontais e laterais do ombro acima de 90 graus.

Por esse motivo, qualquer alteração que comprometa sua estrutura e função faz com que esse complexo articular seja alvo de inúmeras afecções. E quando uma acontece temos que retroceder sua progressão.

No caso da Síndome do Impacto temos como objetivo:

- aumentar o espaço subacromial

- diminuir o atrito entre os tecidos moles

- gerar estabilidade articular

- controlar a dor

As condutas para este casos devem respeitar seus períodos de cicatrização. Se tivermos uma estrutura inflamada com quadro álgico presente não se indica a execução de exercícios nem ao menos alongamentos.

- o aluno deve procurar um ortopedista especializado e usufruir de um fármaco específico prescrito pelo médico para atenuar e sanar seu processo inflamatório

- o início dos exercícios devem seguir apenas o término de adiminstração do remédio geralmente 7 dias quando há inflamação e 14 dias quando há lesões de fibras musculares concomitantemente

- realize a mobilização antes do treinamento de força, para restaurar os movimentos acessórios intra-articulares e facilitar a amplitude de movimento e com isso, promover um melhor desempenho esportivo. Estes exercícios também irão facilitar o ganho e a abertura do espaço subacromial (pendulo) diminuindo o atrito entre os tecidos moles. Devem ser aplicados diariamnete de 2 a5 minutos ou 2 a3 séries de15 a30 repetições (MAITLAND, 2007).

- fortaleça – objetivo do fortalecimento é deprimir a cabeça umeral e promover a estabilidade da articulação.

Será necessário executar um treinamento da musculatura profunda inicialmente (rotadores internos e externos) e progredir para a musculatura superficial (rombóides, trapézio, peitoral e deltóide). Não devemos esquecer que somente o deltóide não estabiliza o ombro e sua ação potencializada superiorização o úmero em direção ao acrômio o que diminui o espaço subacromial.

Realize séries para RML e depois força. Treine 3 séries de 15 repetições nos primeiros meses e depois progrida e variação de treino e intensidade. Trabalhe manguito rotador para estabilidade transversa e inferiorização da cabeça umeral, use o cabo do crossover ou elásticos como theraband para exercícios de rotação interna e externa em diferentes ângulos.

DICA: se quiser alongue antes das mobilizações do pré mat, o alongamento sustentado estimula OTG que gera resposta de relaxamento, este relaxamento irá facilitar o ganho e restauração dos movimentos artrocinéticos das mobilizaçãoes articulares.

DICA 2: se haver dor durante as elevações e abduções de ombro nos exercícios use as DIAGONAIS em 45 graus seguindo o plano da escápula, é sesta posição que não há um atrito entre o tubérculo maior do úmero com o acrômio, o que vai proteger sua articulação.

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One Response to “Cuidado com seu ombro durante as aulas de Pilates”

  • ulcera says:

    Gostei muito do artigo, ja tive diversos problemas de saude e gosto muito de ler e saber informacoes sobre saude. Parabens e obrigada!

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