Dia da Mulher: Clara e Joseph

Dia da Mulher: Clara e Joseph

 

 Por: Prof. Ticiane Cruz

Durante a vida de Joseph Pilates, apenas um pequeno grupo de praticantes o levaram a sério. Dizia-se que Joseph ficava frustrado com as atitudes do povo americano perante os cuidados com o corpo, saúde e bem estar. Joseph encontrou muitas dificuldades e frustração durante o seu trabalho, mas nunca perdeu seu entusiasmo pela vida, pelos exercícios e pela sua filosofia de saúde.

Ele era um visionário, um homem a frente de seu tempo – estas foram suas credencias durante sua vida.

Todos nós conhecemos os inúmeros benefícios da prática do Método, Joseph deixou um tesouro precioso, um presente para milhões de pessoas. E devemos reconhecer que não se pode falar em Joseph sem Clara, ou “Joe and Clara”.

 

Joseph criou, mas foi Clara quem explicou o Método.

Após sua morte, Clara continuou os ensinamentos de Joe e só parou em 1970. Em 1976 Clara deixou este mundo. A dedicação de Clara foi imensa, sua perseverança em continuar difundindo o Método se reflete nos dias de hoje. Clara é a grande mulher por trás de um grande homem.

Como seria possível conquistar milhões de adeptos em todo mundo se não fosse a dedicação de Clara?

O Método Pilates não alcançaria o sucesso mundial que é hoje se não fossem as mulheres.

Joseph iniciou seu trabalho com boxeadores profissionais, mas foi com as bailarinas que o Método ganhou notoriedade e alcançou sucesso. A “Contrologia” passou a ser um treinamento quase que intrínseco aos bailarinos.

Além de Clara, outras mulheres tem um importante papel para o Método, a “elder” Romana Kryzanowska, uma de suas primeiras discípulas, e também Lolita San Miguel que ainda está na ativa difundindo o Método mundo a fora.

No Brasil podemos citar Inélia Garcia que com perseverança defende a prática do Método de maneira clássica e também Alice Becker uma das primeiras a trazer o Pilates de maneira contemporânea.

Como podemos perceber o papel das mulheres no Pilates não é de coadjuvante, mas sim de autoras principais de uma bela história.

Quem observa o Método de fora tem a impressão de que são realizados movimentos leves, suaves e delicados como em uma aula de ballet, mas somente quem se dedica a conhecer percebe que para manter a delicadeza e suavidade é preciso muita força e concentração, e assim é também uma mulher: aparentemente frágil e delicada, mas por dentro sempre forte.

 

Parabéns Joseph pela incrível criação, parabéns Clara pela perseverança, parabéns a todas as mulheres que praticam ou não Pilates!

 

Sliding Pilates

Sliding Pilates

A professora do curso de pós  em Métodos Pilates da Universidade Gama Filho, Andréia Monteiro criou um novo acessório para as aulas de Pilates. Este acessório está sendo muito bem aceito no mercado de Fitness e Pilates. Andréia também faz parte da 1º geração Fltetcher Pilates e ministra aulas na pós-graduação desde 2011.

Blog Studio Pilates: Conte para nós como surgiu Sliding Pilates?

Prof.ª Andréia Monteiro: Este acessório foi desenvolvido a partir do slide, um acessório muito usado entre os anos 94/97 nas aulas de condicionamento físico. Mais ou menos dez anos depois comecei a pensar no Slide como mais uma ferramenta para a prática do Método Pilates.

Com o intuito de aprimorar os ensinamentos do Método iniciei, meus estudos sobre o Slide, e como poderia usá-lo nas aulas de Pilates de forma segura e efetiva. Então comecei a praticar os exercícios em cima desta superfície deslizante e verifiquei que com ela poderia trabalhar todos os princípios e fundamentos que regem o método.

Além de dar muita resistência muscular, de trabalhar força, flexibilidade, equilíbrio, podemos também estimular as contrações de fibras rápidas mudando o ritmo de execução dos movimentos. É importante que todos os movimentos sejam executados com uma respiração profunda, pois através desta temos o aumento da concentração, a melhora da postura e maior capacidade de contração muscular.

Blog Studio Pilates: Como são as aulas?

Prof.ª Andréia Monteiro: A aula de Sliding Pilates é desafiante, forte, porém, fluida e isso a torna muito dinâmica, motivante e agradável. Além de queimar muitas calorias e de propiciar resultados maravilhosos para o praticante.

Blog Studio Pilates: Quem pode fazer as aulas?

Prof.ª Andréia Monteiro: Este trabalho é muito interessante para todos os públicos. Existem restrições, assim como todo programa de exercícios e estas devem ser respeitadas, o que não significa que isto seja um impedimento, mas,  é muito importante que o profissional da área de movimento tenha consciência da condição física de seu aluno, para que os exercícios no Sliding sejam adequados para a necessidade de cada um.

O tempo todo devemos lembrar que o conhecimento técnico e o bom senso ditam a qualidade do trabalho.

O Sliding é muito prático e de custo relativamente baixo, o que viabiliza muito a aquisição dele por Professores de Educação Física e Fisioterapeutas que fazem atendimentos domiciliares e por Academias ou Studios para aulas em grupo.

Características do Sliding:

Superfície deslizante de Policarbonato com EVA e Madeira.

Veja as fotos do exercício Sliding Pilates:

Dance Ball Ritmos

Dance Ball Ritmos

 O Dance Ball Ritmos trata-se de uma modalidade baseada no método Pilates e na dança e unifica exercícios de alongamento e fortalecimento muscular feitos na bola suíça aos movimentos de dança.

Os praticantes ao som de distintos ritmos que variam dentre árabes, soltinho, músicas latinas, country, samba, forró, flamenco, indiano , street dance, dance music entre outras realizam diferentes coreografias que trabalham o condicionamento cardiovascular.

As aulas são dinâmicas e divertidas e agregam os seguintes programas:

- Alongamento e trabalho de flexibilidade com o uso da bola suíça;

- Exercícios do método Pilates com bola que trabalham com o fortalecimento muscular, agilidade, coordenação e equilíbrio;

- Diferentes coreografias ao som de distintos ritmos aliadas com a bola suíça, onde os passos de dança estão em harmonia com os exercícios de Pilates de fortalecimento e alongamento.

Destacamos os principais benefícios do Dance Ball Ritmos:

- Condicionamento cardiovascular;

- Tonificação muscular;

- Flexibilidade;

- Postura;

- Mobilidade da Coluna;

- Melhora e evolução na dança.

Sendo assim o Dance Ball Ritmos é indicado para os profissionais e praticantes de qualquer modalidade de dança e se estende para as pessoas que buscam uma atividade física diferenciada.

Confira o curso de Dance Ball:

http://www.posugf.com.br/cursos/extensao/educacao-fisica/3115-dance-ball-ritmos

Entrevista Pilates na Gestação e no Pós Parto

Entrevista Pilates na Gestação e no Pós Parto

Prof.ª Maria Militão

No último dia 7 de dezembro recebemos em nossos estúdios Maria Militão docente dos cursos de extensão e pós graduação da Central de Cursos da Universidade Gama Filho.

No qual tratamos sobre Pilates na Gestação e no Pós Parto.

Confira os principais trechos:

“Para o profissional que for trabalhar com a gestante saber como lidar com isso. Tem as alterações emocionais, psicológicas, as alterações hormonais, alterações muscoesqueléticas. E a dor lombar vem dessas alterações posturais e muscoesqueléticas, então o que mais escutamos é a reclamação da dor nas costas, a famosa dor nas costas. Muitas vezes essa dor é localizada ou até mesmo irradiada para as pernas”.

“O Pilates vêm para auxiliar a gestante nesse momento e poder atenuar um pouquinho essas alterações, na verdade o que acarreta as alterações são algumas coisas que acontecem no corpo na gestante como anteriorização de pelve, aumento da curva lombar, sobrepeso, aumenta o peso bem rapidamente”.

“Uma mãe saudável vai gerar um filho saudável, a mãe estando ativa, fazendo um trabalho físico que ajude ela consegue fazer com que o bebê receba os nutrientes necessários e tenha um crescimento adequado”.

 “A gestante que já praticou Pilates, ela tem uma recuperação, ou seja, volta à condição física inicial dela mais rapidamente no pós-parto. Então ela já tem um abdômen mais fortalecido, esse abdominal volta mais rapidamente ao que ele era antes. Nós também trabalhamos com o fortalecimento de assoalho pélvico que é a musculatura que sustenta os órgãos internos”.

Confira a entrevista na íntegra:

Papo na Gama- Pilates na Gestao e no Pós Parto

Os Princípios do Método Pilates

Os Princípios do Método Pilates

A prática do Método Pilates proporciona flexibilidade, alinhamento corporal, definição muscular, concentração, equilíbrio, entre outros benefícios.

O foco do Pilates está em favorecer a consciência corporal com a respiração e a postura, através da realização de exercícios de baixo impacto e poucas repetições.

O controle da respiração ofertado pela prática do Pilates permite abrandar a ansiedade, auxiliando no autoconhecimento e na estabilidade emocional, sendo um importante aliado para aplacar o estresse cotidiano.

Destacamos os princípios do Pilates:

- Respiração: A respiração é trabalhada em todos os exercícios, permitindo a renovação de circulação do ar e oxigenação do sangue.  Auxilia no controle/tratamento da asma, uma vez que atua no fortalecimento da musculatura respiratória;

- Concentração: A concentração permite o equilíbrio entre corpo e mente, além do máximo alcance da primazia nos exercícios trabalhados. E a transformação do pensamento em movimento;

- Movimento/ Fluidez: Todos os exercícios são realizados de forma fluida, como um longo passo de dança. E se apresenta tanto mentalmente como fisicamente no controle dos movimentos relacionando-os com o encerramento de um exercício e o início do próximo, tendo por consequência uma aula sem pausas;

- Controle: Tem por objetivo um padrão suave e harmônico dos movimentos, nenhum exercício do Pilates é feito por fazer, cada qual tem sua aplicabilidade, um melhor recrutamento da musculatura almejada;

- Precisão: Na prática é importante que cada exercício seja executado com precisão, esmero e equilíbrio aos diferentes músculos que compõem o movimento, sem exageros ou gastos desnecessários de energia;

- Centro de força: Também conhecido por “casa de força”, é composto por um conjunto de músculos (abdômen, lombar, quadris e glúteos) que são responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. Toda energia essencial á produção dos exercícios se inicia nela e corre para as extremidades, sendo complementada pela respiração que auxilia no fortalecimento da musculatura.

Veja também: Pós em Método Pilates

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